Úlceras de Decúbito - O que são e como tratar

Úlceras de Decúbito - O que são e como tratar

As Úlceras de Decúbito são áreas de pele danificadas causadas pela diminuição da circulação sanguínea devido à pressão prolongada. Também conhecidas como úlceras por pressão ou lesões por pressão, estas feridas ocorrem, portanto, quando existe uma pressão prolongada causada, por exemplo, por uma cadeira de rodas, cama, molde de gesso, tala, prótese mal ajustada.

Úlceras de Decúbito: O que são e como tratar?

O que são Úlceras de Decúbito?

As Úlceras de Decúbito são áreas de pele danificadas causadas pela diminuição da circulação sanguínea devido à pressão prolongada. Também conhecidas como úlceras por pressão ou lesões por pressão, estas feridas ocorrem quando existe uma pressão prolongada causada, por exemplo, por uma cadeira de rodas, cama, molde de gesso, tala, prótese mal ajustada, consequentemente causando um insuficiente fornecimento de nutrientes e de oxigénio que origina necrose e danos nos tecidos. Os locais onde a úlcera ocorre mais habitualmente são em zonas onde a pele está em contacto com o osso, como quadril, calcanhares, tornozelos e cotovelos, mas podem ocorrer em qualquer lugar.

Como tratar as úlceras de decúbito?

O tratamento destas feridas depende da fase em que se encontra. Fases mais avançadas necessitarão de cirurgia, enquanto fases iniciais significam alivio de pressão e limpeza das feridas.

  • Alívio da pressão - Como reposicionamento frequente do paciente, utilização de almofadas protetoras.
  • Limpeza e aplicação de curativo em feridas - Redução de tecidos não vitais e aplicação de curativos de modo a proteger e promover a cura.
  • Tratamento da dor - Através de recomendação médica poderão ser aconselhados medicamentos para o alívio da dor.
  • Controlo de infecções - Através de recomendação médica, poderão ser aconselhados antibióticos que fazem o controlo das infeções.
  • Boa alimentação - Rica em proteínas, de modo a facilitar a cura e a prevenir o aparecimento de novas úlceras.
  • Cirurgia - Quando as feridas são mais profundas, é necessário recorrer a uma cirurgia para fechá-las com enxertos cutâneos.

Prevenir é mais fácil do que tratar

É muito mais fácil prevenir uma úlcera de decúbito do que tratá-la. Deste modo, é aconselhado:

  • Reposicionamento frequente do paciente;
  • Higiene e cuidados meticulosos, como a utilização de cremes espessos, como o Creme Hirschtalg da RÖWO que oferece uma alta proteção e hidratação profunda para a pele estragada;
  • Manter-se em movimento, sempre que possível.
Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro